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Os benefícios físicos do período de Transição

Atualizado em dezembro 15, 2020
Por Editor Kadinho Treinamentos

Os benefícios físicos do período de Transição

Atualizado em dezembro 15, 2020
Por Editor Kadinho Treinamentos
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O período de Transição significa coisas diferentes para atletas diferentes.

Para muitos, é um momento de descanso a ser desfrutado. Mas muitos atletas temem o período de transição, acreditando que qualquer desvio de sua rotina e intensidade de treinamento é um sinal de fraqueza. A melhor prática fora de temporada provavelmente está entre esses dois extremos. 

É importante manter bons hábitos com respeito à nutrição e consistência – mas ir muito duro continuamente acarreta riscos físicos e psicológicos que podem minar o melhor planejamento da pré-temporada.

Dedicarei meus esforços aqui aos benefícios físicos que os atletas podem esperar quando tirarem algum tempo para descansar.

Cura e prevenção de lesões

Mesmo que a lesão seja relativamente insignificante, dar tempo para cicatrizar pode evitar que se torne crônica ou progrida para algo pior.

 Oportunidades de treinamento cruzado

Com a diminuição do número de horas de dedicação ao ciclismo, surge também a oportunidade de experimentar novas atividades ou regressar às antigas. 

O treinamento cruzado permite ativar grupos musculares que podem não ser usados ​​da mesma forma no treinamento de ciclismo, melhorando seu equilíbrio e desempenho neuromuscular.

O período de transição também é um momento para enfatizar o treinamento de força, que pode ajudar muito na prevenção de lesões quando o treinamento mais intensivo for retomado.

 Músculos, tendões e articulações das pernas têm maior probabilidade de se beneficiar com este período.

O mito do ganho de peso fora da temporada

Muitos atletas resistem à ideia de fazer a transição devido a preocupações com a perda de condicionamento físico ou aumento de peso – mas não precisa ser assim.

 Em primeiro lugar, deve ser enfatizado que ‘fora de temporada’ não significa ‘fora de época’ totalmente.

Você pode controlar essa transição reconhecendo que a ingestão calórica deve ser diminuída junto com o volume de treinamento. Esteja ciente do que você come durante este tempo, mas não se preocupe! 

Independentemente de como você se aproxima do seu período de transição e por quanto tempo você faz o seu, aceite-o reconhecendo os importantes efeitos restauradores que ele tem em seu corpo. 

Se você se permitir desfrutar do descanso, e fazê-lo com intenção, você será capaz de retornar à forma mais cedo e mais forte do que você imagina quando seu treinamento for retomado.

Forte abraço Kadinho

Editor Kadinho Treinamentos, aqui no Blog.

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