fbpx
como-mecanismos-de-aquecimento-podem-melhorar-seu-desempenho-blog-kadinho-treinamentos

Como mecanismos de aquecimento podem melhorar seu desempenho

Atualizado em agosto 21, 2019
Por Editor Kadinho Treinamentos

Como mecanismos de aquecimento podem melhorar seu desempenho

Atualizado em agosto 21, 2019
Por Editor Kadinho Treinamentos
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aquecer é importante em qualquer tipo de competição!

 E o propósito do aquecimento é preparar o seu corpo para o ritmo de prova.

 Entretanto, existe um aspecto de análise mais cuidadosa. Um dos desafios das provas é cruzar a linha de chegada antes de esgotar as reservas de energia.

O ponto-chave é encontrar a menor quantidade de aquecimento necessária para preparar o seu corpo para lidar com o ritmo de prova o quanto antes, salvando uma energia preciosa para os quilômetros mais adiante.

As pessoas me perguntam qual o aquecimento ideal para uma pré- prova, geralmente indico em formato de “TIROS” série de 10 a 15 segundos, uma explosão, um sprint rápido, com cadência alta.

Agora vamos falar de alongamento, eu não sou a favor de alongamento, gosto muito do “Stretching”, que são exercícios que consiste em prévio estiramento muscular de 10 a 15 segundos, dos diversos músculos do corpo, seja de forma isolada ou como parte de plano de treinamento.

Este tipo de rotina melhora também o movimento das articulações, a coordenação e o equilíbrio intramuscular.

Eles são parte importante de programas de reabilitação para liberar contraturas musculares, aderências, fibroses ou processos inflamatórios que afetam a cápsula articular, assim como produzindo rigidez aos tecidos moles e limitação à mobilidade das articulações em transtornos como artrose, artrite, capsulite ou ombro congelado, fascite plantar, encurtamento muscular e inclusive fibromialgia.

Os mecanismos

De acordo com as evidências, a literatura fala da necessidade do aquecimento para que os músculos tenham uma contração mais eficiente e aprimore seus desempenhos físicos.

 Fisiologicamente o aquecimento é favorável, pois contribui para prevenir a rigidez muscular devido ao acúmulo de ácido lático nas fibras musculares.

O aquecimento geral possibilita ativar o mecanismo mais dinâmico do organismo como um todo, cuja realização mobiliza grandes grupos musculares.

 O aquecimento específico consiste em exercícios direcionados (tapas na musculatura, tiros de velocidade e etc.), visando grupos musculares mais selecionados de acordo com a prova, provocando assim a redistribuição do sangue e com isso o seu metabolismo muscular fica mais eficiente.

Os padrões de fluxo sanguíneo alteram-se significativamente na transição do repouso para o exercício, o mecanismo de redistribuição do fluxo sanguíneo ocorrerá por meio da ação de vasoconstrição do sistema nervoso simpático, sendo redistribuído para longe das áreas aonde o fluxo não necessita ser “elevado ou essencial”, e sim para as áreas que são ativas durante a prática do exercício.

Digo que apenas de 15 a 20% do débito cardíaco total em repouso é direcionado para os músculos. Entretanto, durante um exercício de alta intensidade por exemplo, os músculos envolvidos na exercitação poderão receber em média de 80 a 85% do débito cardíaco total. 

Obviamente a quantidade do redirecionamento do fluxo sanguíneo para os músculos ativos dependerão da intensidade do exercício e da condição física atual do praticante.

É possível que os exercícios de alongamento diminuam o rendimento muscular?

Embora sempre se insista em realizar alongamentos do músculo anteriormente à atividade física, os atletas podem notar que isso pode diminuir o rendimento, uma vez que dessa maneira o músculo relaxa.

Este fenômeno é mais evidente com os alongamentos estáticos, da qual se alonga o músculo de forma lenta e sustentável, mantendo-o em posição de máximo alongamento por alguns segundos antes de relaxar.

Por isso digo que prefiro iniciar qualquer tipo de atividade com aquecimentos rápidos, deixando os mais passivos para o final.

Os alongamentos dinâmicos consistem em movimentos repetitivos curtos e suaves, com atividades de mobilidade articular, das quais se realiza o movimento de todo o corpo e inclusive dos alongamentos como parte desta rotina, permitindo conseguir uma maior agilidade e favorecendo a coordenação e naturalmente o despertar dos músculos que serão exigidos durante qualquer prova.

Forte abraço!

Editor Kadinho Treinamentos, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como mecanismos de aquecimento podem melhorar seu desempenho.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tenha o total controle das informações do seu negócio, e conte com a nossa solução para crescer com você.