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Beta-alanina

Atualizado em maio 18, 2021
Por Editor Kadinho Treinamentos

Beta-alanina

Atualizado em maio 18, 2021
Por Editor Kadinho Treinamentos
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O que é a beta-alanina?

 Trata-se de um aminoácido produzido naturalmente pelo fígado que, juntamente com o aminoácido L-histidina, participa da formação da carnosina, substância capaz de reduzir a acidose responsável pela fadiga nos músculos. Isso mesmo!!

Ela retarda aquela sensação de queimação que surge ao pedalar em alta intensidade, que acaba limitando a contração muscular.

Para que serve o suplemento? 

Estudos realizados até hoje mostram que a beta-alanina contribui para as atividades físicas de alta intensidade e curta duração que exigem um esforço muito intenso e levam o músculo à exaustão por conta do aumento da produção de ácidos.

Na prática, o suplemento eleva os níveis de carnosina, substância que modula o pH das células musculares, adiando a fadiga muscular e contribuindo para o desempenho físico do atleta, conforme mostra uma meta-análise publicada por Peeling et al International Journal of Sport Nutrition. 

A beta-alanina traz benefícios para quem faz musculação ou outros esportes? 

Não há evidências científicas de que o suplemento melhora o desempenho no treinamento de força tradicional (musculação). A substância também não apresenta benefícios para atletas de atividades de longa duração (corrida de rua, ciclismo de estrada), já que esses exercícios são feitos em intensidade moderada e envolvem outros mecanismos fisiológicos que levam à fadiga muscular.

Por outro lado, uma pesquisa realizada com atletas de judô confirma que a beta-alanina pode ajudar, nas modalidades intervaladas ou acíclicas, aquelas que mesclam momentos de baixa, média e alta intensidades. Portanto, os praticantes de crossfit, futebol, basquete, vôlei e handball também podem se beneficiar com o suplemento…. 

Após quanto tempo de uso a beta-alanina faz efeito?

 Os benefícios do suplemento em atletas que praticam exercícios intensos e de curta duração foram observados somente a partir de 20 dias.

Esse tempo é necessário para que a beta-alanina ingerida eleve o nível decarnosina dentro das células musculares. Portanto, não é verdadeira a ideia de que doses avulsas do suplemento consumidas antes do treino vão possibilitar uma melhora no desempenho do esportista na mesma hora.

Quando e quanto tomar? 

Para evitar a sensação de formigamento e ajudar o organismo a aproveitar melhor o suplemento, a dose média indicada do suplemento é de 3 gramas por dia de beta-alanina, fracionadas em três ou quatro porções diárias. 

Elas podem ser consumidas puras ou junto às refeições, pois estudos mostram que não há uma interação com os alimentos que prejudique sua absorção. Mesmo assim, lembre-se: o suplemento somente apresentará resultados consumidos no mínimo 20 dias. 

É seguro consumir beta-alanina? 

Até o momento não existe qualquer evidência científica de que o consumo de beta-alanina traga risco ou prejuízo à saúde. Recentemente, um estudo publicado por Peeling et al International Journal of Sport Nutrition, mostrou que o uso do suplemento, mesmo por um tempo prolongado, é seguro para pessoas saudáveis. 

A análise teve a duração de seis meses e não verificou alteração nas funções renal e hepática dos participantes que consumiram o suplemento diariamente…. 

A beta-alanina apresenta algum efeito colateral? Sim. Doses a partir de um grama do suplemento geralmente causam um formigamento na pele, efeito chamado de parestesia, que dura cerca de 30 minutos após sua ingestão e pode ser bastante desconfortável. Mas é algo transitório e não traz qualquer prejuízo à saúde.

Acredita-se que isso aconteça devido à forma molecular da beta-alanina ser parecida com a de um neurotransmissor. Assim, ela seria reconhecida por receptores neurais que existem na pele e geraria a sensação.

O suplemento emagrece ou aumenta os músculos?

Não existe qualquer evidência científica de que o consumo de beta-alanina ajude no ganho de massa muscular ou contribua para a perda de peso… 

A beta-alanina tem glúten?

 Não. A beta-alanina é um aminoácido, portanto, não possui glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, no centeio, na cevada. Mas quem é alérgico ou intolerante ao glúten devem sempre verificar nos rótulos dos suplementos se a substância está presente no produto, uma vez que os fabricantes podem misturar outros ingredientes.

O suplemento pode dar alergia?

 Estudos realizados até hoje não registraram nenhuma evidência de que a beta-alanina isolada possa causar alergia. Mas produtos pré-treino com o aminoácido podem trazer outras substâncias que têm potencial para alergias, como corantes.

Suplemento de beta-alanina tem cafeína?

 A beta-alanina pura não tem cafeína. No entanto, alguns suplementos com o aminoácido, como os pré-treinos, acabam combinando a beta-alanina com cafeína para oferecer ao esportista mais gás e concentração durante o treino. 

Todos os suplementos devem ser consumidos apenas com a recomendação de um médico ou nutricionista especializado no assunto, que vai avaliar se esse atleta realmente tem indicação para o uso da substância. Apesar de não existir nada que impeça o consumo da beta-alanina por pessoas com pressão alta, a regra é a mesma!… 

Portanto, tenha bom senso e fale com um especialista antes de tomar qualquer suplemento!…

Editor Kadinho Treinamentos, aqui no Blog.

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